1 2 3 4

O CinePsi foi fantástico!

Pessoal, o I CinePsi foi fantástico!

Bastante gente, comentários e interação.
Já estamos com novas ideias pra torna-lo ainda mais interessante, mas por hora, é com vocês: indiquem quais os filmes que gostariam de assistir e comentar, do que vocês gostaram, o que acham que pode ser mudado...
Na próxima quinta-feira (pós feriado da semana santa) teremos o Sarau, na cantina, com várias performances e sempre mais integração. Na semana posterior, teremos a segunda edição do CinePsi.

Contamos com a participação de todos/as!



Ler Mais

I CinePsi


'Cisne Negro' é um thriller psicológico ambientado no mundo do balé da Cidade de Nova York. Nina é uma bailarina de destaque em uma companhia, sua vida é inteiramente consumida pela dança. Até que o diretor artístico da companhia decide substituir a primeira bailarina que está se aposentando na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha, mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lilly, que deixa Leroy impressionado. Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, com uma inconsequência que ameaça destrui-la e se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com sua nova rival. Uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina assustadoramente perfeita.


Ler Mais

Assembléia Geral dos Estudantes do CCS, dia 07 de abril

Colegas,

     Viemos pra reforçar os convites já feitos por Gal, do Diretório Acadêmico do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (DABIS), e por outros colegas  do Diretório Acadêmico de Nutrição (DAN) e do Diretório Acadêmico de Psicologia (DAPsi), durante os dias estão passanado pelas salas informando que nesta quinta-feira, dia 07 de abril, às 15 horas, estará ocorrendo no Pavilhão de Aulas do CCS a Assembléia Geral dos Estudantes do CCS. Ou seja, nós.
     É extremamente importante a participação de todos, pois precisamos construir uma UFRB melhor para todos. Conseguimos a liberação das aulas por alguns professores que estariam realizando atividades nesse horário justamente para que possamos todos estar lá. Os pontos de pauta são:

1.       Levantamento das demandas nos seguintes eixos: ensino, pesquisa e extensão; ações afirmativas e infra-instrutora.
- Aqui é um momento para ouvir e levantar as nossas demandas

2.       Leitura e análise das propostas dos candidatos à reitoria.
- Galera, nós votamos nessa eleição, com peso igual aos professores e técnicos. Mas para votar consciente e bem precisamos saber em quem e porque estamos votando. Esse é o momento.

3.   O que ocorrer


Esperamos contar com a presença de todos lá.
Ler Mais

Eleições para reitor e vice-reitor UFRB 2011-2015

Prezadas/os, Já estamos em período de campanha eleitoral para reitor e vice-reitor da nossa universidade. Concorrem o atual reitor e docente Paulo Gabriel e Luiz Mendes - docente do curso de Agronomia. Abaixo, seguem a datas previstas no sítio da UFRB.  

Campanha: 30/03/11 a 03/05/2011  
Debates
05/04/11 – CFP – 09:00h – PVA 
14/04/11 – CAHL – 09:00h – Auditório 
19/04/11 – CCS – 09:00h – Sala 12 – PVA 
 26/04/11 – CAAB/CETEC/ADM.CENTRAL – Anfiteatro do Prédio Central – 09:00h 
Consulta: 04 e 05/05/2011 (08:00h às 20:00h), com urnas distribuídas nos campi 
Apuração: 05/05/2011 (após chegada das urnas na Sala dos Conselhos) 
Divulgação dos resultados: 06/05/2011 
Prazo para recurso: 09/05/2011 (08:00h às 17:00h) junto à Comissão Especial. 

Vale lembrar que hoje, 07/04/2011, ocorrerá a Assembleia Geral dos Estudantes que, dentre as pautas, tratá as propostas de ambos os candidatos para serem debatidas. Contamos com a presença de todas/os!
Ler Mais

Debate na UFRB: Uma ánalise

O debate entre os candidatos Paulo Gabriel e Luiz Mendes que aconteceu nesta terça-feira 05/04/11 ás 9h na UFRB - CFP foi marcado por acusações, baixo nível e falta de conteúdo programático.

É bem verdade que em raros momentos tentava-se demonstrar interesse em apresentar alguma proposta nova, ou esboçar um discurso mais pertinente com as reais carências da UFRB.

Por falar em carências ou debilidades, são inúmeras as que constataremos, a priori a falta de estrutura que o CFP tem. Salas sem climatização, elevadores que não funcionam, biblioteca carente, auditório para palestras ou eventos de grande magnitude (congressos, encontros, etc.), internet de péssima qualidade,afetando docentes, discentes e técnicos, além de uma estrutura inadequada para o curso de educação física, sem falar em outros laboratórios que ficam a desejar.

Durante o debate foi possível constatar certo despreparo político do candidato Luiz Mendes, respostas e perguntas sem fundamentos e mal elaboradas, desorientado em muitos momentos e completamente nervoso.

Por outro lado o candidato Paulo Gabriel  utilizava-se muito bem da uma retórica de palanque, mas em nenhum momento foi capaz de debater temas mais profundos de cunho acadêmico, como qual seria seu posicionamento sobre as PPPs , e o que pensa sobre a questão da autonomia universitária?

Propostas sobre os RUs (Restaurante Universitários) com preços que possam ajudar a garantia e permanência dos estudantes na Universidade ficaram para trás, readequação da estrutura para atender estudantes com deficiências físicas não forma abordadas por nenhum dos dois candidatos, melhoria no acesso ao CFP (caminhamos num asfalto sem acostamentos e que serve de rodovia estadual com muito tráfego de veículos) também não foi abordado.

Outros pontos como captação de recursos para novos cursos, descentralização da autonomia universitária, e inclusão não foi dada a real  importância pelos candidatos, apenas “floriaram” sobre o assunto.

O debate chegou ao final com um péssimo saldo negativo, pois o que vimos foram dois candidatos que esqueceram o significado da palavra debate e a importância de debater temas centrais e nacionais.

A grande questão é quem pode ser melhor para a UFRB: Um populista neoliberal para alguns, ou um conservador filho da oligarquia conservadora baiana para outros? Tá com vocês a reposta.
Fonte: Blog do Lucas Bonina (Estudante de Letras do CFP) LINK para o blog
Ler Mais

Eleição na UFRB: Paulo Gabriel ou Luiz Mendes?

Abaixo postamos propostas dos dois candidatos. É importante que a escolha seja acertada, pois, só teremos uma universidade de qualidade se acertarmos nas escolhas. É de fundamental importância que todo corpo docente, discente e técnicos administrativos se mobilizem para um amplo debate entorno desse processo, inclusive proporcionando um debate entre os dois candidatos. É preciso um movimento estudantil forte e atuante nesse momento, e um corpo docente envolvido diretamente, analisando não de maneira corporativa, mas, sobretudo política e responsável.
                                                                   
                                                                     Diretrizes (Programa)

Nosso programa de governo será debatido e construído coletivamente, em conformidade com algumas diretrizes, entre elas:

a) Respeito à diversidade e multiplicidade dos saberes.
b) Descentralização administrativa e orçamentária.
c) Democracia participativa e controle social.
d) Inclusão social e racial.
e) Compromisso social e combate à desigualdade.
f) Qualidade do ensino, pesquisa e extensão.
g) Relação republicana e igualdade de oportunidades e tratamento.
h) Valorização profissional dos servidores técnico-administrativos e docentes.
i) Políticas afirmativas e de permanência para os estudantes.
j) Defesa desabrida da instituição.
k) Melhoria das condições de ensino e aprendizagem.
l) Desenvolvimento sustentável e ambientalmente responsável.
m) Respeito à autonomia dos sindicatos e da representação estudantil.
n) Busca da excelência na gestão.
o) Proteção à saúde e a dignidade da pessoa humana.
p) Internacionalização
q) Fomento à cultura e ao esporte

*******************************************************************************






1.Choque de Gestão

2.Manutenção dos centros acadêmicos com extinção das áreas de conhecimento e criação epartamentos
3.Criação de um instituto de idiomas com presença em todos os campi
4.Intensificar intercâmbios com universidades nacionais e estrangeiras de reconhecida excelência.
5.Criação de cursos de grande demanda social e relevância regional como medicina, odontologia, direito, economia administração e as diversas engenharias
6.Criação de uma superintendência de infraestrutura e apoio acadêmico com núcleos em cada campi para administração do espaço físico ,instalações prediais, hidráulica, elétrica e ambiental
7.Plano de redução de custeio; água, luz, telefone, terceirizados, combustível, etc.
8.Descentralização orçamentária e financeira da verba de custeio.
9.Viabilização de restaurantes universitários em todos campi com modelo de gestão que contemple subsidio
 estudantes carentes e preços acessíveis a toda comunidade
10.Criação de uma Ouvidoria Geral e independente
11.Capacitação continuada para servidores técnico-administrativos e incentivos para participarem de cursos de mestrado e doutorado.
12.Criação de centros de convivência nos campi e apoio para a criação de sedes para os órgãos representativos de classe
13.Incentivo às atividades esportivas através a viabilização de praças de esporte em todos os campi nos quais serão realizadas competições e olimpíadas universitárias.
14.Viabilização de creches em todos os campi;
15.Criação de bolsas de trabalho para estudantes
16.Criação imediata de uma carteira de identificação funcional para todos os membros da comunidade universitária;
17.Transparência total dos atos administrativos e cortes de mordomias para assessores como celular, carro, notebooks, etc.
18.Transporte rotativo e continuado nas horas de pico nos campi distantes dos centros urbanos
19.Fusão /integração e simplificação dos mecanismos de avaliação docente.
20.Simplificação de relatórios com redução da burocracia, com uso mínimo de papel
21.Projeto de atualização pedagógica que viabilize a eliminação de prova final com oportunidade aos discentes de pelo menos três avaliações e media final 5,0
22.Criação de uma incubadora de empresas de base tecnológica para estimular a aplicação de inovações geradas na UFRB.
23.Estudar a viabilidade de criação de um colégio de aplicação em convenio com o governo estadual.
24.Criação de pelo menos 02 cursos de doutorado e 03 de mestrado
25.Criação de um núcleo multi-temático de gestão de projetos e captação de recursos composto por servidores treinados para este fim
26.Exclusividade de nomeação de servidores da UFRB para CDs e para FGs
27.Realização de concurso para professores titulares dentro da quota estabelecida pelo MEC
28.Apoio aos usuários de droga com o propósito de recuperá-los;
29.Convocação anual da assembléia universitária de acordo com o Estatuto da UFRB
30.Dar continuidade e conferir agilidade à Estatuinte
Fonte: Blog do Lucas Bonina LINK
Ler Mais

Assembléias Estudantis nos Campus da UFRB

Uma das deliberações do Conselho de Entidades de Base (reunido nos dias 01 e 02 de abril, em Cachoeira) foi a convocação de Assembléias Estudantis em todos os Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para discutir:

1. Demandas Internas dos estudantes;
2. Eleições para a Reitoria.

Ficou estabelecido o prazo de 04 a 09 de abril para a mobilização e realização das Assembléias.

Avante Estudantes!!!
Ler Mais

Estudantes da UFRB reuniram-se no Campus de Cachoeira, nos dias 01 e 02 de abril

Estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia reuniram-se em Conselho de Entidades de Base (CEB), nos dias 01 e 02 de abril (sexta-feira e sábado), para discutir a seguinte pauta: 

1. Eleições para a Reitoria;
2. Organização e fortalecimento do Movimento Estudantil da UFRB. 

O evento teve sede no Centro de Artes, Humanidades e Letras; Campus de Cachoeira/UFRB e contou com a participação de estudantes de 20 cursos de graduação da Universidade.
Ler Mais
 
Diretório Acadêmico de Psicologia | by TNB ©2010